quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Chocolate dietético

Meu marido tem feito a dieta "low-carb", também conhecida como Atkins, que é baseada na restrição do consumo de carboidratos: açúcares, amido, massas em geral.

É uma dieta sofrida porque quase tudo que comemos tem açúcar ou farinha de trigo, mas os resultados têm sido bons e encorajadores.

Quando meu marido começou a fazer a dieta estava com 99k, hoje após 3 meses esta pesando 80k.

Muitos dizem que é uma dieta prejudicial à saúde mas meu sogro tem controlado o peso dele há 30 anos com esta mesma dieta e está muito bem de saúde. É importante ressaltar que, quando ele come carboidratos, prefere fontes naturais e integrais, como pão integral, arroz integral, iogurte natural feito em casa. Açúcar refinado, nem pensar! Ele deve comprar um quilo por ano, se tanto.

Mas quem faz esta dieta vai sentir falta de um "agrado" de vez em quando, para satisfazer o "dente doce", como dizem os ingleses. Felizmente, hoje em dia encontramos produtos naturais, integrais, diet ou com poucos carboidratos em cada esquina. Nos anos 80 até salada em restaurante era coisa rara. (Ainda é, em alguns lugares do Brasil.)

Bem, um dos itens mais bem-vindos para quem faz esta dieta é o chocolate sem açúcar. Meu marido experimentou um monte de marcas diferentes, e a que ele mais apreciou foi a Emagrecer Comendo, principalmente a versão da foto que tem sementes de linhaça.

A barrinha é pequena de propósito, para satisfazer o lado psicológico (a pessoa fica feliz porque comeu uma barra inteira de chocolate), sem abusar.

Sem açúcar, com carboidrato

O chocolate sem açúcar consegue "derreter na boca" porque usa um adoçante chamado maltitol. Ele é quimicamente semelhante ao açúcar, mas tem menos calorias, não é bem absorvido pelo corpo e não causa cáries.

O sorbitol é outra substância desta mesma família, muito utilizado em chicletes tipo Mentos.

É importante lembrar que o maltitol ainda é um carboidrato. Cada barrinha de 20 gramas de chocolate tem uns 12 gramas de maltitol. Conta menos do que se você comesse 12 gramas de açúcar, mas ainda conta.

Como o maltitol não é muito absorvido, comer alimentos com este adoçante pode ter efeito laxante. As barrinhas de chocolate sem açúcar vêm sempre com um aviso a respeito.

Assim, é importante não abusar! Nada de comer dez barrinhas por dia. Uma no máximo!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Saco-de-velho (Asclepias physocarpa)

 Ganhei algumas sementes de uma amiga, plantei com muito cuidado pois não tinha a mínima noção do que estava cultivando, e nem mesmo quem arrumou as sementes sabia explicar, ela dizia ser bolas :)

Passado algum tempo começou a crescer várias mudas, elas cresceram uns 85cm e logo depois começou a abrir as flores, que por sinal são lindas!

Depois das flores começou o espetáculo, surgiram bolas (frutos), que vão crescendo tornando-se maiores e infladas, todas as visitas pedem para tocá-las.

Hoje a minha planta está cada dia mais bonita, com várias bolas (frutos) e é dentro delas que estão as  sementes.

NOME CIENTÍFICO: Asclepias physocarpa.
NOME POPULAR: Paina-da-seda, Paina-de-Santa Barbara, Saco-de-velho, Flor-borboleta.
ORIGEM: África do sul.
CARACTERÍSTICA: Arbusto perene, de porte herbáceo medindo de 1 a 2 metros de altura, de folhas estreitas e coriáceas;
As flores são brancas formada na primavera-verão, o fruto é inflado e esférico de coloração verde-amarelado, com superfície pilosa, e seus ramos liberam seiva leitosa quando cortados.
CULTIVO: Devem ser cultivados a pleno sol, em solo fértil com matéria orgânica e regas regulares.
PROPAGAÇÃO: Sementes.
A dica é esperar as bolas (frutos) ficarem secas, assim vc vai colher boas sementes.

A haste cortada pode ser utilizada para confecção de arranjos florais.


Quem conhece essa planta por outro nome?

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Hibisco - Hibiscus rosa-sinensis

Cada dia sou surpreendida com as lindas flores dos hibiscos que tenho no jardim, elas praticamente estão a me desejar, bom dia!

Sempre fui apaixonada por essa planta, e sempre fico feliz quando vejo as suas flores, alegrando o dia.

A cada floricultura que visito sempre acho uma espécie diferente, sendo mais uma para ir completando a coleção. 

Os Hibiscos têm sido usados até para arborização de ruas, e podem ser cultivadas em todo o sul do país, 
floresce durante todo ano, mas o arbusto floresce bem mais no verão.

Adapta-se às mais diversas funções paisagísticas, quando falamos de Hibisco não sabemos de qual espécie gostamos mais :) 

Há muitas variedades de folhas largas ou estreitas, e flores de diversas cores e tamanhos, fazendo qualquer paisagista ficar de cabelo em pé para selecioná-las por grupos.

Para mais informação:
NOME CIENTÍFICO: Hibiscus rosa-sinensis
NOME POPULAR: Hibisco, mimo de vênus, papoula, graxa-de-estudante
FAMÍLIA: Malvaceae
ORIGEM: Ásia tropical
PORTE: Arbusto lenhoso de 3 a 5 metros 
PROPAGAÇÃO: Por estaquia e alporquia 
CULTIVO: Por ser uma planta de característica tropical deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e adubações periódicas, garantindo assim uma floração exuberante.

Espero ter ajudado! 



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Agave Attenuata (Agave-Dragão)

Depois de tanto procurar plantas que se adaptassem com facilidade no litoral, acabei me decidindo por essa por ser de fácil manutenção.

O Agave-Dragão é muito utilizada no paisagismo, e uma ótima opção para deixar qualquer jardim bonito, sempre verde e com cara de bem cuidado, essa espécie faz lembrar uma flor verde, muito linda!

Tem folhas grossas verde-claro, com superfície acinzentada, pode ser plantada em composição com outras plantas ou na formação de maciços.

Eu tenho as minhas em composição com plantas rústicas, ex: strelitzia (ave-do-paraiso), e manacá-da-serra.

 O Agave-Dragão pode ser cultivada em todo o Brasil, sendo que viceja com mais facilidade no Verão.



Para ajudar a esclarecer algumas dúvidas, vão algumas dicas!

NOME CIENTÍFICO: Agave Attenuata
NOME POPULAR: Agave-Dragão, tromba de elefante
ORIGEM: México
REPRODUÇÃO: Multiplica-se com facilidade por mudas que brotam na base do caule.
CULTIVO: A pleno sol

Cuide bem do seu jardim!

sábado, 12 de novembro de 2011

Cabelos Quimicamente Tratados

Gente estou muito satisfeita com os produtos da Amend, sempre gostei de todos eles, alguns mais outros menos, todos muito bons.

 Mas a linha Gold Black Guanidina, superou minhas expectativas, são ótimos produtos, e especialmente desenvolvidos para cabelos quimicamente tratados.

Fonte: site Amend
Quem tem cabelos com química sabe tanto quanto eu que pra ter cabelos lindos temos que manter a hidratação dos fios.

Eu testei a linha Gold black Guanidina e na minha opinião está mais que aprovada, os cabelos ficam com uma hidratação incrível.

 A dica é colocar uma ampola de vitamina A, dentro da Máscara Ultra Restauradora, e o que era bom fica melhor ainda. ;-)
                                             
 Eu uso bastante química nos cabelos, porém costumo manter um intervalo de 3 meses entre uma química e outra. Pois só assim os cabelos têm o tempo necessário para recuperar os danos causados.

Aconselho a todos que danificaram os cabelos a dar um intervalo, manter os cabelos sempre saudáveis não é uma tarefa fácil, então vamos ajudar o pobre coitado que é tão maltratado!

Então amigas experimentem os produtos e dêem sua opinião...




Morango Ornamental

Todos os fins de semana aproveito para visitar uma floricultura diferente, e em uma dessas visitas fiquei encantada com as mudas de Morango Ornamental. elas estavam em flor, flores lindas!

Comprei cinco mudas, chegando em casa preparei a terra adubada com um pouco de barro vermelho, e adubo mineral NPK 4-14-8, e plantei as mudas em uma floreira de cimento com 90cm.


Hoje as mudas estão ainda mais bonitas, com flores e frutos deliciosos. Até meu marido q não é muito fã de morangos, sempre passa por perto da floreira para colher um :)

É muito bom colher algo q vc mesma plantou, aconselho a todos que plantem, vocês vão se apaixonar com a delicadeza das flores, e do sabor irresistível da fruta.


Tudo é válido feito por vc!